_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Oração de Louvor




Texto: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta,os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente” (Hc 3.17-19).


Há um princípio de interpretação bíblica que diz o seguinte: a quantidade de vezes que um assunto é mencionado na Bíblia, demonstra a importância daquilo para Deus e deveria ser para nós também. Se você for olhar o assunto “louvor” na Bíblia, perceberá que é um dos assuntos mais amplos. O maior livro da Bíblia, Salmos, que possui 150 capítulos é um livro só de louvor, daí a importância. E toda a Bíblia está recheada de palavras de louvor. Há pelo menos 270 referências sobre a palavra louvor diretamente, sem falar nas suas derivações, e isso acontece mais de mil vezes nas Escrituras para mostrar a importância do louvor para nós. 

Mas o que é o louvor? Louvar é você expressar a alguém a sua admiração, elogiar, reconhecer que a pessoa é. No que diz respeito a Deus, é reconhecer os seus atos, o que ele faz em nossas vidas e no mundo. Ele espera isso dos seus filhos!

Mas porquê? Será que é porque Deus é muito vaidoso e necessita que fiquemos expressando para ele quem ele é? É obvio que não. Mas assim, como todas as práticas espirituais, a oração de louvor tem objetivos muito claros e na medida em que nos dispusermos a praticá-la colheremos os seus frutos em nossas vidas.

Então vamos meditar um pouco no que o louvor faz e, assim, desejamos encorajá-lo a inserir essa pratica no seu dia a dia de oração. 


1. Louvor quebra cadeias espirituais.

“E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele” (1 Sm 16.23).

Porque muitas pessoas vivem debaixo de cadeias? Cadeias de vícios, melancolia, depressão, ansiedade, medo, consumismo e outros. Porque não louvam, não aprenderam ainda o segredo do louvor. 

Deus habita no meio dos louvores, quando nos dispomos a adorar trazemos a presença de Deus para nossas vidas e na presença dele não há cadeias que permaneçam. Quando a presença de Deus vem, as cadeias são quebradas. Mas ao contrário de olhar para Deus, ver os feitos de Deus, e louvar a ele, muitos cristãos preferem fixar os olhos nas circunstancias e reclamar, e cultivam essa atitude, o que aumenta a força das cadeias espirituais na sua vida. 


2. O louvor move a mão de Deus sobre nós.

O louvor pode ser comparado a ciclo da chuva. Ele começa assim: o sol vem, a água esquenta, evapora, sobe e acumula lá em cima. Quando chega uma certa quantidade, condensa e cai novamente em forma de chuva. Aí o processo reinicia. Esse ciclo nunca acaba. A mesma coisa acontece conosco em relação ao louvor: há um ciclo. Louvor é por aquilo que Deus faz, mas quanto mais louvamos mais Deus faz, e quanto mais Deus faz, mais o louvamos. Funciona assim: quando o sol de Deus vem sobre nós, na sua presença, o seu calor, no seu fogo, em nossa vida, isso produz em nós louvor. O louvor sobe como vapor e esse louvor vai sendo acumulado diante de Deus. 

Quanto mais cultivamos um coração que reconhece Deus em seus caminhos e o louva, mais receberemos do poder e manifestações de Deus em nossas vidas. Esse é motivo porque muitos não o louvam, porque não percebem o poder de Deus, e quanto menos louvam, menos veem, e quanto menos veem, menos louvam. O ciclo pode ser para cima ou para baixo, depende de cada um. 

Quer ver o mover de Deus em sua vida? Comece a louvar!


3. Louvor traz o sobrenatural de Deus.

“Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. 26De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos” (Atos 16.24-26).

Paulo era um servo absolutamente fiel a Deus e, mesmo assim, Deus permitiu que ele fosse chicoteado e preso. E a Bíblia registra que ele e Silas estavam presos, amarrados e, ainda assim cantavam louvores a Deus. 

Pedro foi liberto. O povo da igreja estava orando na casa da mãe de João Marcos, orando por Pedro, e aquela oração subiu ao céu, e desceu em forma de terremoto e arrebentou com a cadeia e Pedro saiu.

Se fosse um de nós estaríamos reclamando, porque nosso cristianismo é superficial. A maioria das pessoas não tem um coração para Deus, quer usar Deus para ganhar as coisas, mas não louvam  ao Senhor por verdadeiro sentimento de amor. Mas Paulo não, para ele era um privilegio, uma honra sofrer pelo Senhor, e no auge da dor, ele não estava lamentado, a Bíblia fala que ele louvava a Deus. 

Tem louvor diferente que deixa o diabo desorientado e ensandecido, e tem louvor que de fato causa terremoto. Aqueles dois começaram a louvar, e louvar de maneira tão intensa, tão poderosa que arrebentou suas cadeias. 


Você quer experimentar o sobrenatural de Deus? Aprenda a fazer a oração de Habacuque em capítulo 3 versículos 17 a 19. Ainda que a videira não dá uva, a goiabeira não dá goiaba, sua geladeira está vazia, ainda que você não tenha nada, ainda assim, você louva ao Senhor e exulta no Deus da sua salvação.

 É assim que vai produzir um terremoto, e se houver um demônio retendo ou segurando algo, ele vai ter que soltar, porque o anjo do Senhor vem para abalar quando você, a despeito das circunstancias, decide louvar ao Senhor!

Faça da sua vida um a cântico novo a cada dia a cada manhã, seja alguém que abale as estruturas com seu coração de adorador.

Seja benção!!!

Deus abençoe a todos.

Ev. Fernando. (C.C.P.V.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário