_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Como ser mais semelhante a Jesus


Qual cristão não gostaria de ser mais semelhante a Jesus? Tenho certeza que todos nós, não é mesmo? E melhor do que isso é saber que Deus tem o mesmo desejo para nós! A Bíblia diz que o Senhor "os predestinou (os cristãos) para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29). 

Isso não é maravilhoso? Mas o fato de Deus querer que sejamos semelhantes a Jesus não significa que não precisamos fazer nada para que isso aconteça! Para que essa transformação ocorra de fato, temos que cooperar com o Espírito Santo, ou seja: ser semelhante a Jesus depende tanto do poder divino quanto do cumprimento de nossas responsabilidades. Por isso, quero compartilhar três pontos importantes que contribuem para que sejamos mais semelhantes a Jesus. Vamos a eles:


1) A NOSSA ENTREGA A DEUS


Ser mais semelhante a Jesus depende da nossa entrega a Deus. Em Romanos 12:1,2 o apóstolo Paulo diz que a adoração envolve uma dedicação total nossa ao Senhor. Enquanto oferecemos nossa carne como "sacrifício vivo", devemos renovar a nossa mente e transformá-la através de um novo modo de pensar, diferente deste mundo que está no maligno.

Quando um homem chamado Levi ouviu Jesus dizer "Siga-me", imediatamente ele deixou suas mesas de dinheiro (Marcos 2:14); da mesma forma, devemos entregar tudo o que temos, de boa vontade, para seguir a Cristo. Certa vez João Batista disse: "É necessário que ele cresça e que eu diminua" (João 3:30). Ou seja, agora temos que desejar ver a glória do Senhor brilhar em nós e através de nós. Somos convidados por Jesus a seguir o seu exemplo de amor sacrificial (João 15:12-13), sofrimento, mesmo que injustamente  (1 Pedro 2: 19-23) e de obediência (João 15:10). Sejamos obedientes e que possamos nos entregar completamente a Deus afim de que Ele cresça em nós e que a cada dia as pessoas possam enxergar apenas Sua essência em nossa vida. 


2) NOSSA LIBERTAÇÃO DO PECADO


Ser mais semelhante a Jesus depende da nossa libertação do pecado. Já que Ele viveu uma vida sem pecados, quanto mais nos considerarmos mortos para o pecado (Romanos 6:11) e buscarmos uma vida de santidade, mais parecidos com Ele nós seremos. Quando cremos em Jesus como nosso Salvador e nos arrependemos, Ele nos purifica de todo pecado (1 João 1:9) e somos libertos. Entretanto, devemos continuar buscando a santificação e não voltarmos atrás, voltando a ser escravos do pecado (Gálatas 5:1). Devemos abrir mão e lutar a todo tempo contra nossos desejos e pensamentos, que nossas vontades sejam as vontades do Senhor para nós e nossos pensamentos voltados para as coisas do alto.


3) NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL


Ser mais semelhante a Jesus depende do nosso crescimento como cristão. Assim que somos salvos, nós não temos sabedoria, conhecimento da Palavra e nem experiências com a graça de Deus. Contudo, com o passar do tempo e através de várias provações, nós crescemos. A partir daí, temos a responsabilidade de nos tornarmos mais fortes, amorosos, maduros na fé e, consequentemente, mais semelhantes a Jesus. "Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre!" (2 Pedro 3:18); "Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês" (1 Tessalonicenses 3:12).

À medida que nós buscamos o Senhor, Ele opera em nossas vidas e nos transforma: "...Todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Coríntios 3:18). Essa passagem mostra que o Espírito Santo é quem nos muda por dentro, e a vontade Dele é que essa obra em nós seja aperfeiçoada até o dia em que encontraremos com Cristo (Filipenses 1:6). Quando este dia chegar, esse processo será completo: "Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é" (1 João 3:2). A promessa de que um dia seremos totalmente como Jesus deve nos motivar a sermos mais semelhantes a Ele hoje! "Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro" (1 João 3:3).
Seja Benção!!
Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário