_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Oração muda a gente


Texto: “Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar” (Lc 18.1).

 Quando pensamos sobre oração, algumas perguntas surgem em nossas mentes: O que é oração? O que estamos fazendo quando oramos? O que estamos tentando realizar? Qual o propósito que Deus tem em mente ao incitar-nos a orar?
Infelizmente muito do ensino concernente a oração é essencialmente errônea. Por que? Muitas vezes a oração é apresentada como um meio ou instrumento para dobrar a Deus; em que nossa vontade torna-se mais importante do que a vontade de Deus.
A questão é: Por que oramos? Podemos dizer que a oração é vital porque ela nos muda!
Quando pensamos na mudança que a oração opera em nós podemos considerar pelo menos três coisas importantes:

1) oração nos leva à postura de prostração espiritual diante de Deus. 
Precisamos entender que em primeiro lugar, a oração é louvor e não intercessão. Robert Murray McCheyne afirmou: “o que o homem é, é sobre seus joelhos diante de Deus, e nada mais.”. Buscar a este Deus em oração muda a nossa postura na vida, pois ultrapassamos a perspectiva da busca da nossa própria vontade e nos transformamos em humildes suplicantes e adoradores do Deus que é todo-poderoso.
Jesus nos ensina uma lição preciosa dizendo: “quando orardes” e acrescenta: “Vós orareis assim”... “Pai nosso que estais nos céus, Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino, Faça-se a tua vontade, Assim na terra como no céu” (Mt 6.6,9,10). Pense no ponto central desta oração. Qual é o ponto central? O ponto central é o louvor e a adoração a Deus! Jesus começa a oração com louvor. O que isto significa? Que quando entramos na presença de Deus e começamos a expor todas as nossas necessidades, sem antes darmos a Ele, a honra e a glória que lhe é devida como Deus, estamos completamente mal orientados. Por isso, Terry Johnson diz: “a oração é mudança não da mente de Deus, mas de toda nossa orientação, de uma concentração em nossas preocupações, para uma centralização em Deus, na sua glória e vontade”.

2) A oração nos muda construindo nossa fé. 
Quando olhamos as orações na Bíblia, percebemos que os profetas e apóstolos sempre começavam suas orações com louvor e adoração. A oração de Davi na dedicação de materiais para serem usados no templo começa assim: “Bendito és tu, Senhor, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade (1 Cr 29.10). Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra...” Davi se envolve com a grandeza e majestade de Deus que o atrai e o deixa extasiado. Este envolvimento de adoração e louvor muda a vida de Davi que adquire a consciência do poder ilimitado de Deus. Em Isaias 37.16, Ezequias orava por causa da ameaça da Assíria que estava para invadir Jerusalém. O que ele diz em sua oração? “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.” Diante da crise, Ezequiel relembra para si mesmo, que Deus está entronizado no mais alto dos tronos “acima dos querubins”, que ele é o senhor de todos “os reinos da terra” e que por causa disto, ele podia livrar o povo da ameaça Assíria.

3) A oração nos muda limpando nossas almas. 
Quando buscamos a face de Deus em oração com sinceridade e honestidade, nossa vida é mudada, transformada, pois descobrimos:
a) Quem nós realmente somos;
b) Quem realmente Deus é!

O profeta Daniel orando e confessando o pecado do povo, começa a oração dizendo: “ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos.” Ele vê quem Deus é: Grande e temível! Celebra a fidelidade e misericórdia de Deus. Entretanto, diante desta grandeza, ele descobre algo muito sério e diz: “temos pecado!” “procedemos perversamente”! Daniel descobre o seu pecado e o pecado de seu povo e então, suplica e apela para a graça e a misericórdia divina: “Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu...” (Dn 9.1-19).

D.M Lloyd-Jones, diz que: “o homem descobre a verdadeira condição de sua vida espiritual quando se examina em particular, quando está a sós com Deus!” ele continua dizendo, que a oração: “ é a mais elevada atividade da alma humana e, portanto, é ao mesmo tempo a prova suprema da verdadeira condição espiritual do homem”.

 A oração muda a gente! A oração pode mudar a sua vida! Por isso, comece a orar!

Seja benção!

Deus abençoe a todos.

Ev. Fernando

2 comentários:

  1. muda msm uma vez uma pessoa não sabia como orar então eu falei para ela conversar com Deus como conversar com um amigo ele começou fazer isso e sua vida começou a mudar, não fica madrugadas sem dormir ele está mudando.

    ResponderExcluir
  2. Realmente muda, além de nos ajudar a conhecer a Deus, também vai crescendo a noção da nossa pequenez e finitude, minhas fraquezas ficam visíveis tanto quanto a graça cristalina que nos salvou; isso me alegra mais em saber que nada depende de mim, mas de Deus.
    Boa palavra.

    www.ezequiel-domingues.blogspot.com

    http://www.youtube.com/user/Ezequiel0ful/videos?view=0&flow=grid

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir