_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O SONHO DE JACÓ


Gênesis  28:10-17


As vezes em nossa caminhada nos pegamos cansados pensando em desistir, o desanimo em meio a situações difíceis é algo comum ao ser humano, e algumas vezes eles acontecem porque nós mesmos não conduzimos bem o rumo de nossas vidas, nos colocamos em situações problemáticas as quais achamos quase impossível encontrar uma saída, mais Deus transforma nossa vida, Ele está disposto a agir por nós e também em nós. Assim aconteceu na vida de Jacó, desde o seu nascimento, Jacó era uma daquelas pessoas que muitos olham e não esperam absolutamente nada, ao sair do ventre materno ele segurava o calcanhar do seu irmão, razão pela qual o chamaram de Jacó que significa trapaceiro ( Gênesis 25:26).

Toda vida de Jacó foi baseada no fato de levar vantagem, foi assim quando ele trocou com seu irmão um prato de sopa de lentilhas pelo direito de ser o filho mais velho para eu pudesse receber a herança, também foi assim que ele enganou seu pai para obter a benção, por esses motivos seu irmão o jurou de morte e foi assim que Jacó foge de casa e nos leva até o capitulo 28 no versículo 10 onde acabamos de ler.

Lemos que Jacó chega a um lugar onde dormiu e teve um sonho, nesse sonho Deus fez promessas a Jacó, ainda que Jacó fosse uma pessoa cujo o caráter mostrava claramente a necessidade de transformação. Isso nos mostra o grande amor de Deus pela humanidade, Ele nos amou mesmo ainda pecadores, destituídos de Sua Graça e Presença, mesmo assim Ele nos amou. Que amor é esse? Jacó teve um sonho um momento difícil de sua vida, mais seu sonho nos inspira a confiar em Deus  mesmo quando pecamos e nos sentimos fora de Sua Presença o chamado de Deus é algo novo para nos transformar.

Jacó era fugitivo, andando meio que sem rumo, ele chega a um lugar e resolver ali descansar, e vendo que não havia nada para se arranjar Jacó toma uma pedra por travesseiro, podemos imaginar que ele não esperava ter uma noite de descanso apropriada deitado em algo tão duro e impróprio, penso que Jacó possa ter ficado olhando para o céu e pensando como ele colocaria sua vida novamente em ordem, como resolveria aquele problemão que ele mesmo havia de colocado. A insônia é um grave problema para muitas pessoas quando passam por dificuldades é difícil tem uma noite de sono tranqüila quando tudo parece estar errado a nossa volta, mesmo deitados em um travesseiro macio ele parece duro como pedra, não é aconchegante muito mesmo confortante, acordamos com o corpo todo dolorido e temos um dia muito difícil, talvez Jacó já estava se preparando para isso, mais um dia fugindo, mais um dia enganando, mais é exatamente assim que Deus age amados, quando deitamos nossa cabeça na pedra para tentar descansar logo pensamos, tomara que essa noite demore para acabar, não quero que o amanhã chegue logo, quando nossas limitações nos mostra apenas problemas Deus nos da um sonho, nos faz descansar e reafirma Suas promessas para nossas vidas. O que tem tirado seu sono? O que tem prejudicado sua vida e suas noites de sono? Talvez você esteja se sentindo tão encrencado como Jacó naquele momento, você deita a cabeça em seu travesseiro e antecipa seus problemas, sente como se nunca mais terá uma noite de sono tranqüila e digna. Queridos você não está sozinho nesse caminho mesmo você ainda achando que Deus não tem um sonho para você, te digo com todos as letras VOCÊ VAI VIVER OS SONHOS DE DEUS EM SUA VIDA.

Jacó pega no sono, e sonhou algo da parte de Deus mesmo com sua cabeça reclinada sobre um travesseiro de pedra, Deus pode fazer qualquer situação difícil se tornar em algo agradável para nós, basta realmente acreditarmos. O sonho é um das formas de manifestação de Deus, um dos mais conhecido é na história de José. Nesse sonho Jacó vê uma escada, a principio não parece nada especial sonhar com uma escada,  mais essa escada era diferente a bíblia usa a palavra  “posta” alguém a colocou lá e o seu topo toca o céu, a escada do sonho de Jacó não tem apoio nenhum ela foi posta na terra e tocava o céu, algo ao nossos olhos impossível, totalmente se apoio sem nenhuma sustentação.

Esse sonho nos fala do impossível de Deus que se torna acessível para nós, onde não havia apoio Deus coloca uma escada, onde não enxergamos solução Deus nos entrega o escape. Muitas vezes existem situações que nos parece sem saída, estamos no fundo do poço sem perspectiva, mais Deus sempre coloca uma escada sem auxilio de mãos para nos dar o escape e nos fazer voltar a sonhar. Queridos é preciso sonhar para ver a escada, não deixe que o pessimismo te impeça de ver as saídas que Deus coloca a sua frente, não se concentre na dureza do seu travesseiro enquanto o Senhor nos fala para sonhar. Existe uma saída vinda do alto para nós a escada é alta mais é viável, os anjos subiam e desciam mostrando a Jacó que era possível, anjo significa mensageiro e o recado de Deus para mim e para você é SUBA! Tenho um lugar acima desse que você está, confie.

Vemos que Deus estava no topo da escada, Ele estava por perto, Deus não nos manda apenas o socorro Ele vem junto para nos ajudar, Deus mandou a escada e também veio com ela, sempre prometeu estar conosco e a todo momento nos mostra que cumpre tudo que prometeu

Deus diz que Jacó não era um desconhecido “Eu Sou o Deus de te pai Abraão  e de Isaque” Deus estava dizendo que era o Deus de sua família o Deus de sua casa. As pessoas vivem os dias de hoje em busca de novidades, mais o Senhor embora no de novidade de vida quer nos falar do que também conhecemos, quer nos mostrar que faz parte da nossa história, Ele é do Deus da nossa casa, da nossa família o Deus de nossas vidas.

Deus tem um propósito para cada um de nós, Ele não desiste de nós durante toda nossa vida, havia muito por fazer no caráter de Jacó, ele passou por muitas coisas para aprender o caráter e a honestidade, ele teve que fazer todo caminho de volta, mais Deus prometeu que estaria com ele. Precisamos vencer os obstáculos para sermos efetivamente vencedores, Deus quer moldar nosso caráter, por isso Ele nos faz voltar por todo caminho se for necessário para nos colocar no lugar onde Ele quer para nos, para que literalmente possamos viver os sonhos que Ele te para nos, e enxergar o escape em dias difíceis. Jacó peregrinou por terras estranhas, passou por várias situações, constituiu família e no momento certo Deus o trouxe de volta ao mesmo lugar de onde havia saído, mas sob uma nova condição, um novo caráter uma vida amadurecida e transformada.

Jacó desperta e percebe que o lugar onde estava era casa de Deus, se assusta e diz: DEUS ESTÁ AQUI E EU NÃO SABIA. Em nossas vidas também é assim o problema nos cega chegamos a dizer que estamos sozinho, Deus não nos abandona, Ele mora onde você mora, anda onde você anda permanece com você o tempo todo.

Deus da um sonho a Jacó mas era tempo de despertar e seguir a diante, o travesseiro da fuga desesperada se torna em um altar de adoração a Deus, somos convidados a fazer como Jacó e transforma nossos problemas em altar de adoração e ação para o nosso Deus. Aquele travesseiro se tornou símbolo de uma noite mal dormida, mais eu prefiro dizer que se transformou em um marco para sinalizar o momento em que Deus deu a Jacó um sonho para sonhar e viver. Jacó chama aquele lugar de Betel, casa de Deus, porta do céu e faz um voto com o Senhor que se Deus o ajudasse e permanecesse com ele Jacó seria fiel e iria perseverar e permanecer com o Senhor, de fato depois de muitos anos Jacó volta mais antes atravessou o ribeiro ali lutou com o anjo toda noite e o anjo muda seu nome de trapaceiro para Israel, príncipe de Deus, se preciso for Deus vai mudar o nosso nome, as pessoas ai fora podem nos denominar por qualquer nome, pode ser que até hoje todos te conheçam por um nome, mais Deus que mudar o seu nome, quer mudar a sua história e fazer você voltar para o lugar de onde fugiu como uma pessoa transforma e regenerada no poder do Senhor.

Deus quer nos dar sonhos para sonhar, Ele sabe da dureza do nosso travesseiro mais quer nos mostrar uma saída que colocar uma escada a nossa frente, o impossível de Deus está acessível a você, fique atento.

Deus prometeu estar conosco a todo momento, quer nos levar a um novo patamar, a nossa parte é fazer uma aliança com Deus, crer em sua provisão e promessas o restante com certeza Ele vai nos mostrar.

QUE POSSAMO TRANSFORMA AS PEDRAS DAS NOSSAS VIDAS EM ALTAR , SUBIR A ESCADA E VIVER O SOBRENATURAL DE DEUS

Seja Benção!!!

Deus abençoe a todos.

Ev. Fernando ( Min. Palavra Viva)

Um comentário:

  1. Lindo post.
    Precisamos aprender a fazer dos nossos problemas uma escada que nos levará a Deus.

    ResponderExcluir