_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Vamos “pular” o carnaval!?

Vivemos uma época muito difícil.  Não por causa de catástrofes, injustiça social, violência, protestos e crises que vemos todos os dias nas notícias.  Mas sim, porque como diz o apóstolo Paulo: “Nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores , obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” (2Timóteo 3:1-4).

Os tempos são difíceis porque o caráter das pessoas está cada vez pior.  São amantes de si mesmas, orgulhosas, ingratas, obstinadas em seus desejos egoístas, “mais amigas dos deleites do que amigas de Deus”.  Nesse texto Paulo não está falando de pessoas que não confessam a fé cristã, mas diz que “tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te” (2Timóteo 3:5).  

Muitas vezes olhamos à nossa volta e lamentamos o declínio moral da sociedade.  Falamos contra injustiças, mentiras e enganos que vemos na mídia, na educação, na política, nos esportes.  Porém, o mais triste e trágico é que essa descrição de Paulo se aplica a pessoas que se dizem cristãs.  E ele dá uma orientação simples e direta: “Destes afasta-te.” Não devemos nos afastar dos que estão perdidos em seus pecados, mas dos que se dizem cristãos, se dizem discípulos de Cristo e vivem uma vida que nega a santidade, justiça e bondade de Deus.

Precisamos realmente “pular” o carnaval – essa desvairada, louca, e insensata busca do ser humano por prazer, alegria, satisfação e felicidade sem Deus.  Precisamos aprender com o apóstolo Pedro: “Se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1Pedro 1:17-19).  Precisamos aprender com Davi: “O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente” (Salmo 16:5,11)

Vamos aproveitar os próximos dias para refletir sobre a nossa vida, nosso caráter.  Esta oração de Davi deveria estar sempre em nossos lábios: “Examina-me, Senhor, e prova-me” (Salmo 26.2).  Vamos colocar em ordem tudo o que está nos reprovando, lembrando que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1João 1:9).

Queremos lhe encorajar a orar pelo crentes em Cristo Jesus em nosso país. Clame ao Senhor por misericórdia e santificação, a fim de que o Seu santo Nome seja glorificado através de Seu povo.  Clame também por aqueles que nos próximos dias estarão se dedicando a prazeres egoístas, blasfemos, fúteis, ignorando a santidade, justiça e misericórdia de Deus.

Vamos “pular” o carnaval! Pular no sentido de não participar, de deixar de lado, de não nos entregarmos à vontade da carne, mas nos submetermos a Deus e Sua vontade, buscando “primeiro o reino de Deus, e a sua justiça” (Mateus 6.:33).  Que nosso prazer, nossa alegria, nossa satisfação, nossa prioridade, nossa paixão e realização seja o Senhor: “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração” (Salmo 37:4).

Seja Benção!!!

Deus abençoe a todos.


Ev. Fernando ( Min. Palavra Viva ).

Um comentário:

  1. Paz do Senhor amado.
    Sábias palavras, devemos "pular" o carnaval.
    Que o senhor tenha misericórida desse povo.

    ResponderExcluir