_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

terça-feira, 15 de abril de 2014

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” (Tiago 1:19-20).

O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra.  Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar?  E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça de Deus em nossas vidas e relacionamentos, e sermos canais de bênção para as pessoas. Quantas vezes a nossa atitude é não deixar a outra pessoa terminar de falar ou falarmos algo sem refletir?  E então, o alerta de Deus se torna uma triste realidade em nossa vida: “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua” (Provérbios 18:13).  “Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele” (Provérbios 29:20).

Para entender toda a lição dessa passagem, é importante estarmos atentos à palavra “Portanto”, que inicia o texto em Tiago 1:19.  Sempre que encontramos uma palavra de ligação na Bíblia, devemos prestar atenção no contexto. A palavra “portanto” nesse caso, faz ligação com o que foi dito anteriormente e transmite a ideia de resultado.  Antes da exortação, lemos: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas” (Tiago 1:17-18)

O salvo em Cristo deve desenvolver a atitude de ser “pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”, como resultado de quem Deus é e do que Ele fez em sua vida!  Deus é bom e todo-poderoso, Ele está no controle e é Dele que vem a salvação! Nossas vidas são resultado dos pensamentos e crenças que nutrimos sobre Deus. Quando conhecemos a Deus e Ele é de fato nosso foco e guia, podemos desenvolver e cultivar atitudes que agradam, glorificam e refletem Seu caráter justo e amoroso.  Que o Senhor nos ajude a viver de acordo com a Sua vontade e sermos cada vez mais “prontos para ouvir, tardios para falar, tardios para nos irar”.

Seja Benção.

Deus abençoe a todos.

Ev. Fernando ( Min. Palavra Viva )

Um comentário:

  1. Uma vez falada, não dá pra voltar o que foi dito.
    Que o Senhor nos abençoe!

    ResponderExcluir