_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Como deixar um legado duradouro


"A melhor forma de viver a vida é investir em algo que ultrapasse sua própria duração" (William James). Diante dessa frase me coloco a pensar qual tem sido o meu legado, o que deixarei para as pessoas que estão a minha volta, serie lembrado por qual ângulo de visão? "Qual investimento todo mundo precisa fazer para deixar um legado que dure muitos anos?".
A dura realidade que enfrentamos no dia a dia faz com que não nos esforcemos para construir algo que dure por longas gerações. Observamos pessoas que, no final de sua vida, veem tudo o que construíram desabar, pois construíram seus "castelos" sobre a areia. Muitas trabalharam sem parar, se isolaram sem reservar tempo para si, a família, os amigos e, principalmente, para Deus.
Se você tivesse apenas um mês de vida, você iria querer fazer algumas mudanças para aperfeiçoar o que construiu, não é verdade? Mas que tal começar a fazer isso à partir de hoje? Se você quiser deixar um legado duradouro, no qual você será lembrado por muitos e muitos anos, você precisa investir todos os seus recursos nas áreas que mais dão retorno: Deus e as pessoas.
Os nossos relacionamentos são os únicos investimentos que não podem ser destruídos por um incêndio ou desastre natural, nem ser perdido na bolsa de valores. Se você realmente quiser deixar um legado que o tempo não pode apagar, você precisa analisar onde está sendo construída a sua vida: sobre a Rocha, que é Jesus Cristo, ou sobre a areia. Ele disse: "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha? (Mateus 7:24-25).
O primeiro ponto a se observar é o quanto você tem sido influente. Todos nós recebemos diariamente oportunidades para influenciar as pessoas e fazer a diferença na vida delas. Deus nos deu a habilidade de ajudar de várias maneiras aqueles que estão à nossa volta e Ele espera que cumpramos bem esse papel. Ele deseja que aproveitemos as oportunidades de fazer o bem, em vez de fugirmos da responsabilidade e acharmos que o problema é sempre do outro e não nosso. Às vezes, as pessoas ficam mais preocupadas em promover o próprio nome do que causar impacto na vida dos outros, mas se esquecem de que Deus vê a intenção de cada coração e promete nos recompensar se agirmos sem "segundas intenções".
Se você observar a história da humanidade, perceberá que muitas pessoas consideradas famosas em seu tempo caíram no esquecimento, porém, aqueles que causaram um impacto positivo na vida das pessoas, são lembrados até hoje. E o maior exemplo disso é Jesus Cristo, que por ter obedecido a Deus e entregado a própria vida em favor dos pecadores, Seu legado permanece firme e continuará por toda a eternidade. Devemos seguir o Seu exemplo. Jesus é o maior exemplo a ser seguido. Veja o que a Bíblia diz:
"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai" (Filipenses 2:5-11).
A nossa vida e o nosso tempo não são nossos; pertencem a Deus, e a melhor forma de sermos lembrados depois que morrermos, é levar as pessoas a entregarem suas vidas a Cristo. "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio" (Provérbios 11:30).
Como disse a escritora cristã Corrie Bomm: "A medida de uma vida, afinal, não é a sua duração, mas sua doação". Um dia, você e eu seremos esquecidos - não há como escapar disso - mas a única coisa que vai permanecer é o que tivermos feito para Deus e a maneira como cumprimos o propósito para o qual Ele nos criou. Por isso, quero deixar duas perguntas para você refletir: Pelo que você gostaria de ser lembrado? E o que você tem feito hoje para atingir esse objetivo?
Que juntos possamos refletir e desde já começarmos a tomar atitudes que influenciem as pessoas e deixem um legado positivo digno de ser lembrado para glória do Senhor.
Seja benção!!!
Deus abençoe a todos.

Um comentário:

  1. Aleluiaaa,Meu Deus eu te peço que a tua glória brilhe todas as vezes que me deres a oportunidade de ser luz no mundo,ou seja, ter atitudes que ninguém mais toma!
    lindo demais e enriquecedor esse texto!

    ResponderExcluir