_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O encorajamento para concluir a obra

Ageu 2: 1-9

A muitos séculos atrás uma voz foi ouvida conclamado homens e mulheres a estabelecer prioridades corretas. Ageu sabia o que era importante e o que deveria ser feito e desafiou o povo de Deus a reagir.

Em 586 a.C. o exercito da Babilônia destruiu o templo em Jerusalém, a casa de Deus, o símbolo de sua presença, em 538 a.C. o rei Ciro decretou que os judeus poderiam retornar a sua amada cidade e reconstruir o templo, então os judeus foram para Jerusalém e começaram a obra de edificação do templo. Porem esqueceram do seu propósito e perderam a prioridade que foi colocada no coração deles originalmente, a apatia dos judeus levaram o trabalho a uma pausa, por esse motivo Ageu se pronunciou e conclamou que voltassem aos valores de Deus. Ageu chega a dizer no Cap. 1:4 – Que eles estavam habitando em suas belas casas e o templo estava deserto, eles estavam mais preocupados em fazer suas vontades, cuidar dos seus problemas, olhar para o umbigo, ao invés de fazer a obra ao qual eles foram conclamados. Deus havia dados ao judeus a missão de reconstruir o templo em Jerusalém quando retornaram do cativeiro, após 15 anos ainda não haviam concluído a obra, estavam mais preocupados em encher os próprios celeiros, deixando as prioridade das coisas de Deus para cuidar das suas próprias “prioridades”.

Queridos vemos que o povo daquela época não é muito diferente de nós, não é mesmo? Uns saíram do cativeiro a anos, outro a pouco tempo, éramos escravos das coisas do mundo, vivíamos da pior forma possível, mais Deus levantou um profeta para que eu e você pudéssemos conhecer o caminho, alguém que sentiu dores de parto por mim e por você, somos livres para construir para Deus porque alguém continuou trabalhando, alguém pagou o preço, fomos feitos livres para construir para o Reino de Deus, mais passa ano entra ano e não movemos uma palha para o Deus, não fazemos absolutamente nada para construir para o Reino, afinal nossos dias são corridos, temos tanta coisa pra nos preocupar, precisamos encher nossos celeiros, não podemos perder tempo em se preocupar com as coisas para Deus, temos nossas “prioridades” Será que estamos agindo assim?

Deus levanta Ageu para encorajar o povo a medida que trabalhavam, Ageu assegurava da divina presença do Espírito Santo e da vitória final e colocou neles a esperança que o Messias Reinaria. Os judeus conheciam o templo de Salomão, aquela incrível obra que havia sido destruída a 66 anos e muitos estava desencorajados porque aquele templo que estavam construindo era “inferior” ao de Salomão, Ageu os encoraja que a glória daquele templo seria muito maior que a primeira, não importava o tamanho ou até mesmo a beleza mais a dedicação do povo na construção do templo. Queridos a parte mais importante do templo não são as pedras mais sim a presença de Deus. Como temos cuidado do nosso templo?

As vezes olhamos para nossa situação e não temos coragem de fazer nada, paramos de construir de edificar  o templo apatia toma conta de nós, invertemos os valores damos prioridades para nossos valores e deixamos os valores de Deus e lado. Vemos constantemente pessoas dizendo que na época que estavam no mundo tudo era bem melhor. Mais da mesma forma que Deus fez com aquele povo, Ele faz conosco e nos diz ESFORÇA-TE , levante chegou a hora do trabalho, chegou a hora de edificar, trabalha-i, porque Eu Sou convosco diz o Senhor.

Não importa da forma que nos encontramos hoje, desencorajados, sem vontade, poder ser que tenhamos até invertido os valores, mais Deus diz para mim e para você – DAQUI A POUCO FAREI TREMER O CÉU A TERRA O MAR E A TERRA SECA, FAREI TREMER TODAS AS NAÇÕES E ENCHEREI ESSA CASA DE GLÓRIA – Amado (a) você é um escolhido do Senhor, povo separado para vencer, cheio de virtude, levanta sua cabeça porque a glória da segunda casa será muito maior que a primeira. É fácil em meio as lutas invertermos os valores, passamos a dar mais valor aos problemas ao invés da palavra de Deus, perdemos o foco, andamos por vista, não importa o a forma que você enxerga sua vida hoje, não importa como as pessoas te enxergam hoje, se você se levantar se esforçar a glória de Deus vai encher sua vida e você passará a andar de glória em glória de vitória em vitória, porque a glória da segunda casa será muito maior que a primeira.

Ontem derrotado ...Hoje Campeão
Ontem envergonhado...Hoje dupla honra
Ontem cabeça baixa...hoje marchando para viver as promessas de Deus.

Declaro sobre a sua vida... A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR QUE A PRIMEIRA.

Seja Benção!!!

Deus abençoe a todos.


Ev. Fernando – Min. Palavra Viva.

Um comentário:

  1. Boa noite Fernando..Texto muito bom.
    Deixo aqui meu carinho.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir